Hoje é dia de falar sobre mais uma meta! Depois de alguns anos sem entrar em uma sala de aula como estudante, recomeço minha vida universitária! Sem entrar literalmente em uma sala de aula, afinal são tempos de quarentena.
Minha relação com a educação formal, desde que eu me lembre, teve altos e baixos. Minha preferência em ser autodidata e buscar saber mais apenas sobre os temas que me agradava tornava complicada a permanência nos trilhos de um plano de aulas e matérias ditados pelos professores, o que fazia com que eu perdesse o interesse após certo tempo ao longo de cada ano escolar. Até o fim do ensino médio eu não tinha muita autonomia sobre me manter ou não na escola, mas depois disso acabei postergando mais do que devia iniciar uma graduação. Até ensaiei algumas entradas, fiz um curso técnico de Design Gráfico mas nunca persisti o bastante para quebrar essa barreira. Acredito agora que dessa vez será diferente por 3 motivos:
1. Coisas que gosto e coisas que não gosto mas tenho que fazer!
O primeiro motivo é que agora finalmente consigo separar melhor as áreas de conhecimento entre as que eu gosto e as que eu não gosto mas ainda assim preciso aprender. Cuidar da saúde, das minhas tarefas, do trabalho e planejar o futuro me ajudam bastante nisso, pois essas rotinas envolvem algumas atividades que gosto muito e outras que não gosto mas entendo serem necessárias para que as minhas metas sejam conquistadas!
2. Flexibilidade de horário
O segundo principal motivo é que, ao optar por fazer um curso (ou no meu caso 2 cursos😁) na modalidade EAD eu tenho a opção de estudar em horários mais flexíveis e assim otimizar os horários das atividades domésticas e do trabalho. Claro que isso também aumenta o risco da procrastinação e distração, mas quero criar o hábito de definir algumas janelas de tempo específicas pra isso na semana e evitar agendar compromissos nesses horários.
3. Organização de informação
Nos vários anos atuando na gestão de projetos aprendi diversos métodos e ferramentas de organização de informação, definição de cronograma e gerenciamento de tempo. Quero usar essas ferramentas e técnicas para isso! Um exemplo: Vou montar um cronograma no Notion para acompanhar a evolução de cada disciplina no semestre, assim consigo ter todas as anotações de aula em um único lugar além de uma visão em cronograma da evolução do semestre.
E a sua experiência na universidade? Alguma dica?
Deixe nos comentários alguma dica / recomendação / história que acredita que sirva de inspiração não apenas para mim mas para todos que estão iniciando o ano de estudos!